Viagem para o Italo-Brasil

by | Nov 24, 2016 | Português, Travel

Brasileiros da ascendência italiana representam uma porcentagem grande da população brasileira (entre 10-15%). Os italo-brasileiros estão concentrados no sul do Brasil, principalmente nas regiões de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Viajando pra o sul do Brasil, descobri num festival de vinho em uma cidade no Rio Grande do Sul que havia uma cidade fundada por italianos chamada Caxias do Sul. Tudo isso foi perfeito para mim e a minha missão para encontrar vestígios de tradições culturais e linguísticas minoritárias européias no Brasil.

Com isso, reservei um vôo para a capital do estado, Porto Alegre, e depois fui mais para o norte em ônibus para descobrir a região vitivinícola do Brasil, influenciada pela colonização italiana.

Além disso, fui encontrando alguns falantes do dialeto italiano chamado ‘Talian’, que é uma amalgamação de vários dialetos venezianos com Português.

Então eu seria realmente capaz de encontrar um pedaço da Itália no Brasil provincial?

A história da imigração italiana em Caxias do Sul

Com o início do fim do tráfico de escravos em meados do século XIX (embora a escravidão tenha continuado no Brasil até quase o final do século XIX), o governo brasileiro começou a procurar fontes alternativas de trabalhadores para os proprietários brasileiros.

O governo brasileiro começou a estimular a imigração européia, sendo a maioria dos novos imigrantes alemães, italianos, espanhóis e portugueses (especialmente dos Açores). Como resultado, alemães, italianos, poloneses e ucranianos povoam o sul do Brasil.

Outra força motriz para a nova imigração européia foi a Guerra dos Farrapos de 1835. Foi uma guerra pela independência para Rio Grande do Sul e mais tarde Santa Catarina. A guerra durou 10 anos e deixou 20.000 mortos.

Curitiba Brazil botanical garden

Os lindos jardins botânicos de Curitiba, no Paraná, onde o sotaque local é fortemente influenciado pelo italiano – o ‘leite quente’ é uma expressão favorita para escutar a distinção do sotaque

De fato, o Rio Grande do Sul ainda tem cidades cujo o nome são uma homenagem aos separatistas, por exemplo, Bento Gonçalves e Garibaldi. Essas cidades ficam no coração do Italo-Brasil, no Rio Grande do Sul.

Giuseppe Garibaldi era um italiano (nascido em Nice) que lutou com os separatistas no Brasil e mais tarde voltou para casa para lutar com sucesso para unir a Itália. Ele foi uma das principais figuras do ‘Risorgimento’ ou ‘unificação’ da Itália.

O governo brasileiro, portanto, deu terrenos a esses novos imigrantes europeus como um baluarte contra o separatismo e invasão de países vizinhos no sul do país.

Chegada na Pequena Itália ou Pequeno Veneto

Comecei a minha viagem no Rio Grande do Sul voando para a capital do estado, Porto Alegre. Caxias do Sul fica a cerca de 2 horas de carro ao norte de Porto Alegre.

A Festa da Uva é um festival de vinho bi-anual realizado em Caxias do Sul. Quando eu li online sobre a festa, evocou imediatamente memórias românticas de festivais de vinho rústicos comuns na Itália.

No entanto, a Festa da Uva não era o que eu estava esperando – cheia de vendedores comerciais e muito pouco degustação de vinho! 🙁 Também era quase inteiramente desprovido da juventude da cidade que se assemelhava a um simpósio da indústria agrícola e não a um festival de vinho-convívio.

Caxias do Sul Brazil Rainas

As Rainas do desfile do festival de Caxias do Sul

Abandonei a Festa da Uva depois de 2 horas e voltei para o centro de Caxias do Sul para explorar a herança italiana da cidade. O que encontrei me surpreendeu.

Enquanto a arquitetura da cidade moderna é típica do Brasil, a maioria das pessoas e a comida eram tipicamente italiana. 🙂 Os habitantes locais realmente pareciam com as pessoas do norte da Itália, só um pouco mais altas do que os venezianos de hoje.

De fato, muitos moradores se recusaram a aceitar que eu era estrangeiro no Brasil, devido à nossas aparências físicas. Muitas vezes ouvi : “Você é Paulista!” Apesar de eu responder que eu realmente tenho um sotaque paulista em português, foi definitivamente a primeira vez  que isso aconteceu no Brasil! 😀

No centro da cidade, eu assisti a um desfile educativo delineando as provações e tribulações da história do assentamento italiano na região. Este foi de longe o ápice da Festa da Uva para mim.

Dialeto italiano brasileiro: Talian – mito ou realidade?

Procurar vestígios de um dialeto italiano lendário, único no Brasil, chamado ‘Talian’ foi uma das motivações para a minha viagem para a Festa da Uva. Talian é descrito como uma mistura de dialetos venezianos com influência da língua portuguesa.

No meu segundo dia em Caxias do Sul, fui para as cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves, que ficam mais para o oeste. Ambos são conhecidos pela sua produção de vinho.

A comida e os vinhos lá foram fantásticas! 🙂 Tudo foi perdoado depois da decepção na Festa da Uva. Além disso, as colinas e a arquitetura locais realmente se assemelham às partes do norte da Itália.

Bento Gonçalves entrance Brazil

Entrando no meca do vinho do Brasil – Bento Gonçalves!

Fiz um tour do país do vinho com um taxista da região e falamos de Talian. Para minha alegria, o taxista respondeu que ele falava Talian todo dia com sua esposa porque ela é também uma falante nativa deste dialeto.

Neste vídeo do meu canal do YouTube que eu fiz com meu taxista, você pode escutar a conversa em Talian. 🙂

Italy + Brazil = ?

Brasil e Itália definitivamente compartilham algumas características culturais. Ambos estão completamente obcecados com o futebol. Nenhum dos dois países é conhecido por sua eficiência ou pontualidade e corrupção política é um problema grande nesses dois países.

Surpreendentemente, a região mais “italiana” do Brasil tem uma qualidade de vida mais elevada, com melhor infra-estruturas e menos corrupção percebida do que a maioria dos outras províncias no Brasil que eu visitei.

Embora esteja claramente em desacordo com a imagem turística estereotipada do Brasil da areia, samba e zunga, a região vinícola do Rio Grande do Sul é linda, tem comida deliciosa e habitantes de aparência italiana muito simpáticas. Posso definitivamente recomendar que você visite a região! 😀

Italian food Brazil

Comida italiana boa no sul do Brasil – até mesmo que o vinho local foi como na Itália!

Você já esteve nesta região do Brasil e experimentou sua distinta herança italiana, alemã, polonesa ou ucraniana? Já descobriu uma língua ou cultura minoritária no Brasil ou em qualquer outro país? Eu adoraria ler as suas aventuras e experiências. Escreva-as na seção de comentários abaixo deste artigo! 😀

Learn Languages with LingQ!
Buy the Glossika Mass Sentence Method!
Buy 1 lesson & get a 2nd lesson free with italki!

Pin It on Pinterest

Share This
Subscribe for FREE to myLanguages for Travel Movement & access my FREE video course!

Subscribe for FREE to my
Languages for Travel Movement & access my FREE video course!

Includes the opportunity to join my exclusive Tsaristan Inner Circle.

SUCCESS!