Viagem na Transnístria, na Moldávia: a verdade sobre cruzar a fronteira

by | Mar 21, 2014 | Português

Transnístria é um território “de fato” independente dentro da Moldávia, que não é legalmente reconhecida internacionalmente. Declarou sua independência da Moldávia em 1990 e depois de um conflito militar limitado, em que as tropas russas apoiaram os separatistas, um cessar-fogo foi declarado em 1992.

Cerca de meio milhão de pessoas referem-se ao seu “país” como “República Moldava Pridnestroviana” (Приднестровская Молдавская Республика). Etnicamente o país está dividido quase igualmente entre moldavos, russos e ucranianos, com um punhado de outros grupos, como os búlgaros, gagaúzes, poloneses e judeus também presentes.

As línguas oficiais são o russo, língua moldávia (romeno escrito em cirílico) e ucraniano.

No curto vídeo acima, você vai aprender a verdade sobre cruzar a fronteira da Moldávia com a Transnístria e dar uma olhada nos pontos turísticos da sua capital, Tiraspol. Os habitantes de Tiraspol são muito simpáticos e acolhedores.

Apesar das histórias de horror que abundam na internet da intimidação com arma da parte dos guardas da fronteira transnístria para tirar dinheiro de turistas ocidentais, esta não foi a minha experiência na fronteira. Os oficiais de fronteira foram educados e profissionais em sua conduta.

Fui a Transnístria de ônibus de Chisinau e fui de trem até Odessa, na Ucrânia. Esta experiência me permitiu a atravessar a fronteira com dois modos de transporte.

Map Tiraspol

Mapa mostrando a localização da Transnístria

Não tem obrigação de visto ou taxa para entrar na Transnístria. Se você quiser ficar mais de 24 horas na Transnístria, deve se registrar com as autoridades de Tiraspol. Eu fiquei no Hotel Rossia, onde isso foi feito pela equipe de recepção. Isso teria me permitiu ficar até 30 dias na Transnístria. A seguir estão as diretrizes gerais para viajar de trem e ônibus.

Atualizado: Em outubro de 2013, voltei à Transnístria. Eu entrava e saía do território de táxi. Não houve incidentes com os funcionários de fronteira. Eles perguntaram só se eu tinha uma declaração aduaneira para fazer e com quanto dinheiro tive que sair.

Trem

Por acordo internacional entre a Moldávia, Rússia e Ucrânia, os guardas da fronteira transnístria não estão autorizados a embarcar no trem que viaja a partir de Chisinau para Tiraspol e Odessa.

Sem controle de fronteira do lado da Moldávia para entrar na Transnístria (já que não é uma fronteira internacionalmente reconhecida) e somente os guardas da fronteira da Ucrânia controlam passaportes para entrar na Ucrânia de trem. No entanto, se você entrasse de trem, você deveria se registrar com as autoridades na chegada em Tiraspol, Transnístria.

Quando íamos embora de Tiraspol de trem e esperamos na plataforma, a polícia de Transnistria aproximou-se de mim e dos outros passageiros e nos pediu as nossas licenças antes de embarcar no trem.

Fortaleza Bendery em Bender, a segunda cidade da Transnístria

Ônibus

Se chega de ônibus, se deve apresentar o seu passaporte para a inspeção no lado da Transnístria. Em seguida, avance para completar uma entrada e uma placa de saída para manter com você até você sair. Se você vai embora de ônibus, você será solicitado a retornar esta carta para os funcionários da fronteira transnístria.

Flag Transnistria

Bandeira da Transnístria

Símbolos de Estado da Transnístria

O governo da Transnístria continua a usar a foice e o martelo e outros símbolos do Estado soviético. Estes são encontrados na bandeira da Transnístria, passaportes, moeda (rublo da Transnístria) e selos. Tudo isso só é reconhecido na Transnístria e não pode atravessar uma fronteira internacional com um passaporte da Transnístria ou trocar rublos transnístrios fora do seu território ou enviar um cartão postal para casa com um carimbo da Transnístria.

Tank Tiraspol Transnistria

За Родину ! (Para a pátria!) – Tanque soviético da Segunda Guerra Mundial

Atrações

  • As estátuas de Lenin
  • Memorial da Guerra da Transnístria
  • Tanque soviético da Segunda Guerra Mundial
  • Estádio de futebol Sheriff
  • Conhaque Kvint
  • Fortaleza de Bender

Lisez cet article en français !

Citiți acest articol în limba română!

Нподивіться мою статью тут українською мовою!

¡Leer este artículo en español aquí!

Learn Languages with LingQ!

Buy the Glossika Mass Sentence Method!

Buy 1 lesson & get a 2nd lesson free with italki!

Subscribe for FREE for access tomy FREE travel training video course!

Subscribe for FREE for access to
my FREE travel training video course!

SUCCESS!

Pin It on Pinterest

Share This